Proteção Civil
Quem somos
A equipa de Protecção Civil de Telheiras é um grupo de voluntários constituído (desde 2000) por residentes no bairro de Telheiras,em Lisboa. Os voluntários estão prontos para enfrentar uma catástrofe de modo organizado.
O que nos motiva
Viver numa cidade de risco sísmico moderado (com incidências históricas graves) e saber que a ajuda oficial, em caso de catástrofe grave, pode demorar mais de 72 horas (3 longuíssimos dias com suas noites…)
O que queremos ser
Um grupo organizado que, em colaboração com as entidades que nos apoiam, possa contribuir para que, em situação de emergência grave, a população local disponha de algum apoio até à chegada da ajuda oficial.
A nossa missão
Com o apoio da Protecção Civil Municipal, constituimos um Centro de Operações de Emergência (COE) e temos um Plano de Emergência de Telheiras periodicamente actualizado.
Colaboramos com a Protecção Civil Municipal e das Freguesias (Lumiar e Carnide) na prevenção e, caso venham a ocorrer, em situações de emergência grave (o que esperamos que não aconteça!).
Como voluntários, em situações de emergência prestamos o apoio necessário de acordo com as nossas atribuições até ao estabelecimento do socorro organizado.
Preparação da equipa
Conhece o bairro (riscos e potencialidades), as pessoas e as entidades locais
Tem formação básica adquirida no Departamento de Protecção Civil da Câmara Municipal de Lisboa
Como participar
Se se sente motivado para esta causa, basta dirigir-se à sede da ART (Rua Professor Mário Chicó, nº 5) nos dias/horas que se indicam (ver Actividades)
Principais riscos no bairro
– Em caso de sismo: depósitos de água, central de cloro e grandes condutas da EPAL; pontes e viadutos (risco de colapso); estações de serviço (risco de explosão e incêndio); redes de gás e caixas de electricidade e de telecomunicações (risco de fuga e explosão)
– Grandes eixos viários sobreelevados (eixo Norte-Sul, escolas próximas)
Grupos mais vulneráveis
Infantários, Centro Comunitário, lares de idosos, Clínica Psiquiátrica de São José, Associação de Paralisia Cerebral (Espaço 7 Ofícios)
Principais recursos
PSP (19ª esquadra), Hospital da Força Aérea, escolas, comércio local, Polidesportivo Alto da Faia
Locais de encontro/concentração em caso de sismo ou catástrofe grave
Zona nascente: Largo Dom João Príncipe de Cândia (jardim da polícia),
Zona sul: Avenida Ventura Terra
Zona poente: Alameda Röentgen
Zona norte: Polidesportivo Alto da Faia, Jardim Mahatma Ghandi
Actividades
Reuniões às terceiras 5ªs feiras de cada mês, podendo haver outras reuniões e actividades nomeadamente para preparação e execução de exercícios e de acções de divulgação.
Ver mais
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/Sismos.pdf
http://www.prociv.pt/InformacaoPublica/RecInformativosPedagogicos/Pages/default.aspx
http://www.prociv.pt/Documents/PEERS_AML_CL.pdf
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/sismologia/caso.sismo/prevencao/index.html
http://www.cm-lisboa.pt/archive/doc/08_RiscoLisboa.pdf