Triutopia

Quem somos
Este é um projeto jovem e inovador que disponibiliza um leque de atividades educativas, lúdicas e pedagógicas.
O nosso objetivo central é promover atividades educativas e divertidas, estimulando o contacto com uma diversidade de materiais e estratégias com significado para as crianças em colaboração com os educadores, professores, animadores, ou outros parceiros.
Com estas atividades procuramos, acima de tudo, oferecer às crianças o contacto com novos materiais, aplicação de novas técnicas e criar oportunidades de realizarem algo concreto feito por elas e para elas, estimulando acima de tudo o seu desenvolvimento pessoal e a sua criatividade.

Onde é que o fazemos
Deslocamo-nos a creches, jardins de infância e escolas de 1º ciclo, bem como a todos os espaços educativos a pedido dos docentes, das autarquias ou entidades responsáveis pela gestão do desenvolvimento das atividades não letivas.
A deslocação é feita com todos os materiais necessários para a realização do atelier.

Duração do atelier
Cada atelier tem uma duração de aproximadamente 60/90 minutos.

Crescer com Arte

 

  • Atelier do Barro

Era uma vez um pedaço de barro…que com a ajuda de um pau, uma folha, uma semente se transformou numa pequena escultura.
O barro é um material excelente para manipular e permitir às crianças concretizar os seus projetos em três dimensões!
A expressão das formas em volume exige uma evolução mais lenta do que o desenho ou a pintura devido à dificuldade da criança manusear para além da forma, a terceira dimensão.
A atividade tem como objetivo explorar a criatividade e a imaginação das crianças e desenvolver a preensão e força das mãos e dos pulsos, dos sentidos, não só através do barro mas também na junção deste com materiais orgânicos.

  • Atelier de Cake Design

Para as crianças a cozinha não deve ser um lugar proibido do qual sai a comida preparada como magia.
A partir dos 3-4 anos a criança já pode entrar na cozinha e ajudar com pequenas tarefas simples.
Na cozinha a criança desenvolve competências na área da expressão motora, social, de expressão/comunicação e do conhecimento do mundo.
A massa de modelar é usada como estimuladora do desenvolvimento sensorial, motricidade e criatividade. Permite à criança, explorar os seus sentidos: a visão, o paladar, o olfato, o tato e diferenciar cores, amassar, amolecer, separar e brincar com liberdade e confiança.

  • Atelier de Costura

Crianças –3 aos 6 anos (Workshop)
Neste atelieras crianças, inspiradas na personagem principal de uma história, e utilizando máquina de costura, tecidos, lãs, botões, e outros materiais necessários darão largas à imaginação na criação de um boneco de pano.
Leitura em voz alta da história: “As Preocupações do Billy” de Anthony Browne –(livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura).
A história do livro aborda o tema dos medos. É comum as crianças passarem por uma fase em que têm medos. Medos que são sempre difíceis de identificar pelos adultos mas amedrontam os mais pequenos. Medos como: o escuro, a trovoada, os monstros de baixo da cama e outros.


O boneco poderá ser utilizado pelo grupo/docentes/animadores como elo de ligação entre as famílias, crianças/escolas, como confidente das crianças num espaço mais íntimo da sala ou individual acompanhado com um documento próprio que tem anotadas as preocupações individuais de cada criança.

Crianças –7 aos 12 anos (workshop ou aulas)
As crianças vão divertir-se a fazer peças que estão na moda, brinquedos ou acessórios, com diferentes tipos de tecidos e materiais, para elas ou para dar.

Jovens -13 aos 18 anos (workshop ou aulas)
Cada vez mais os adeptos da costura, as ideias apresentadas neste projeto, terão diferentes níveis de dificuldade e iram ser explicadas em detalhe para que se tornem simples aos olhos de qualquer um.

Costurar vai ser fácil, Prático e muito divertido!!!

 

 

  • Atelier de Ilustração

O objetivo em qualquer destes ateliers será sempre conciliar a ilustração e as diferentes técnicas de a fazer, desenvolvendo a precisão manual e a coordenação psico-motora, na qual se trabalha bastante com as mãos, estimulando a imaginação e a criatividade.

Atelier de Pop-Up

O Pop-Up é a magia a acontecer no papel quando as páginas ganham tridimensionalidade e movimento.
Esta provém da dobra acionada ao abrir as páginas do livro. Através destes os desenhos, as mensagens ou até histórias são contadas de uma forma dinâmica e surpreendente.
Através deste os desenhos das nossas crianças são contados de uma forma dinâmica e surpreendente que saltam dos pequenos livros executados por elas mesmas. O contacto da criança com o seu Pop-Up dá-lhe liberdade para dar vida ao seu desenho.
Através desta técnica podemos fazer um postal temático (Dia da mãe, Natal, Páscoa) a um pequeno livro.
Os Pop-Up são divertidos e estão na fronteira entre o livro e o brinquedo.

Snake Book

O Snake Book é um pequeno livro feito apenas de um folha, alguns recortes e de umas simples dobragens.
Com a construção deste construiremos um livrinho ilustrado ou um caderno de notas ou até um diário de desenhos.

Frases ilustradas

As frases ilustradas não passa de uma brincadeira entre frases e colagens (uma das técninas muito utilizadas pelos ilustradores) com tecidos, cartolinas, recortes de revistas, botões, materiais orgânicos, entre outros.

Livro Ilustrado

Nos tempos apressados que são os de hoje em que os meios de comunicação e as novas tecnologias invadem o espaço familiar, esta atividade tem como objetivo criar nos mais pequenos o gosto pela leitura e mostrar-lhes a importância de um livro, como algo nosso. As histórias contribuem para que a criança entre em contacto com diversos modos de ver e sentir o mundo.
Pretendemos que a turma/grupo crie a sua história, dê asas à sua imaginação e criatividade para criar personagens e lugares, executando posteriormente o livro. O passo seguinte será a leitura e apresentação do mesmo já com as ilustrações realizadas por nós.
A realização desta atividade implica que seja dividida em duas sessões com um intervalo entre elas de 30 dias.

As atividades de ilustração serão acompanhadas de boas conversas sobre o tema, onde se vai mostrar alguns exemplos e também conversar sobre: o que é a ilustração? Onde encontramos ilustração? O que um ilustrador faz?

Contactos

+351 962 452 742 / 911 542 389 / 913 977 752

triutopia.arte@hotmail.com
Facebook: Atelier Triutopia

Anúncios
%d bloggers like this: