Dança Escocesa

Grupo da Dança Escocesa da ART – informação actualizada 21 de Novembro de 2018

  1. História do Grupo, e preço das aulas
  2. Natureza, periodicidade e local das aulas
  3. Biografia do professor das aulas, Roger Picken
  4. Contactos e links, incluindo para vídeos
  5. Fotos

 

  1. História do Grupo, e preço das aulas

 

O Grupo de Dança Escocesa da ART foi fundado em Setembro de 2004, e no início dava todas as suas aulas em Telheiras, com a preciosa ajuda da Associação. Em Outubro 2007 mudou-se para a freguesia vizinha de Carnide, e as aulas para intermédios e avançados continuam lá, contando com o apoio da Junta. Entretanto em Setembro 2018, com a colaboração da ART e da plataforma Viver Telheiras, foi possível voltar a ter aulas em Telheiras, do nível principiante, no Lagar da Quinta de São Vicente. Neste momento as aulas tanto em Carnide como em Telheiras tem o mesmo esquema de pagamento, ou seja, a primeira aula é gratuita, e depois os alunos pagam 2€ por cada aula a que assistam. Não há jóia de inscrição, e não há mensalidades. Contudo a partir do Janeiro 2019, prevê-se uma mudança nas condições das aulas em Telheiras, de modo a privilegiar a ligação à ART.

 

Natureza, periodicidade e local das aulas
O professor Roger Picken dá as aulas juntamente com a sua mulher Sue Willdig. O material principal são as contradanças escocesas, mas também são incluídas umas danças ceilidh (diz-se QUÊ-li). As contradanças escocesas envolvem figuras dançadas em conjuntos de pares, tipicamente quatro, ao som de reels e jigs (tal como na música irlandesa), e de strathspeys (um lindo ritmo lento, único da Escócia). Esta modalidade conquistou adeptos um bocado por todo o mundo, criando uma comunidade internacional muito dinâmica. As danças ceilidh são divertidas e muito acessíveis, incluindo contradanças simples, valsas e two-steps, às vezes com o mesmo par, às vezes com troca de par. Fazem parte da cultura na Escócia, sendo dançadas em casamentos e não só.
O Grupo conta com cerca de 25 membros activos (mas em cada aula há talvez metade deste número). Já fez muitas apresentações públicas e também organiza ceilidhs e bailes de dança escocesa.

 

No ano 2018-19 o novo horário das aulas será:
5ªs das
20h30 às 22h

 

 

 

 

 

  1. Natureza, periodicidade e local das aulas

 

O professor Roger Picken dá as aulas juntamente com a sua mulher Sue Willdig. O material principal são as contradanças escocesas, mas também são incluídas algumas danças ceilidh (diz-se QUÊ-li). As contradanças escocesas envolvem figuras dançadas em conjuntos de pares, tipicamente quatro, ao som de reels e jigs (tal como na música irlandesa), e de strathspeys (um lindo ritmo lento, único da Escócia). Esta modalidade conquistou adeptos um bocado por todo o mundo, criando uma comunidade internacional muito dinâmica. As danças ceilidh são divertidas e muito acessíveis, incluindo contradanças simples, valsas e two steps, às vezes com o mesmo par, às vezes com troca de par. Fazem parte da cultura na Escócia, sendo dançadas em casamentos e não só.

 

Em Carnide temos mais ou menos 16 alunos intermédios e avançados, e em Telheiras temos um número igual de principiantes. Os alunos avançados já fizeram muitas apresentações públicas e também vão a encontros internacionais para dançar (não para competir). Na zona de Lisboa, o Grupo organiza ceilidhs e bailes de dança escocesa, ou por iniciativa própria ou a convite de entidades como Viver Telheiras. Neste momento há duas aulas por semana, em Telheiras às quintas das 20h30-22h para principiantes, e às terças em Carnide das 20h15-22h para alunos intermédios e avançados.  O ano lectivo é sensivelmente Outubro-Junho, mas fazemos uma pausa de 2 ou 3 semanas no Natal e também geralmente não há aulas nos feriados. Novos participantes são sempre bem-vindos a qualquer altura do ano, porque fazemos um esforço de os integrar o mais depressa possível.

 

Como já foi dito acima, o local das aulas para principiantes é o Lagar da Quinta de São Vicente em Telheiras, que fica junto à Padaria Portuguesa e a 5 minutos a pé do Metro de Telheiras. O local das aulas para os alunos intermédios e avançados é o “ESPASSUS 3G”, que era o antigo ATL Carnide Centro e agora faz parte do complexo Espassus, pertencente à JF Carnide.

 

  1. Biografia do professor das aulas, Roger Picken

Roger Picken nasceu em Leicester, Inglaterra, em 1953, mas passou a sua adolescência nos Países Baixos. Frequentou a universidade em Londres, onde conheceu a Sue. Em 1982 casaram e mudaram para Berlim Oeste, mas 5 anos depois decidiram fixar-se em Portugal. Ironicamente, foi em Portugal que começaram a aprender a dança escocesa (com o Grupo de Carcavelos, ainda existente!). O Roger habilitou-se como professor da modalidade em 2006 em St. Andrews, Escócia. Quando não está a prosseguir a sua paixão pela dança (escocesas, europeias, a lindy hop, line dance …) pode ser encontrado no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde ensina e se diverte com a Matemática.

  1. Contactos e links, incluindo para vídeos

Contactos: Roger Picken (professor) ou Sue Willdig.

Email para assuntos gerais, incluindo as aulas regulares: suerog@mail.telepac.pt

Telefones:

Casa Roger e Sue fixo. (+351) 21 238 3737

TM  Sue (+351) 925 221 843

TM Roger (+351) 925 014 164

 

O nosso website: https://sites.google.com/site/telheirasscd/home

 

Sub-página do nosso website com todos os nossos eventos https://sites.google.com/site/telheirasscd/eventos-desde-2011

 

A nossa página na Facebook https://www.facebook.com/groups/214942198590602/

 

Para ver as datas das próximas aulas para principiantes, podem ir aos eventos respectivos no Facebook criados pela ART. Para as aulas no ano lectivo 2018-19, o link é https://www.facebook.com/events/162125724732759/

 

O nosso grupo no groupspaces  http://groupspaces.com/EscocesasLx/

 

Links para vídeos

Vídeo-resumo da exibição do Grupo na Festa de Natal da ART de 2016 https://youtu.be/U3ModmXutrA

 

Vídeo-resumo (8 minutos) do nosso ceilidh em Janeiro de 2017, com Roger a ensinar https://youtu.be/_NWPTmW5upk

 

Anúncios
%d bloggers like this: