Dança Escocesa

 

1. História do Grupo, e preço das aulas
2. Natureza, periodicidade e local das aulas
3. Biografia do professor das aulas, Roger Picken
4. Contactos e links, incluindo para vídeos

 

História do Grupo, e preço das aulas
O Grupo de Dança Escocesa da ART foi fundado em Setembro de 2004, e no início dava as suas aulas em Telheiras, com a preciosa ajuda da Associação. Em Outubro 2007 mudou-se para a freguesia vizinha de Carnide, em consequência da cedência por parte da Junta de Freguesia de Carnide de uma boa sala para as aulas. Este apoio foi dado em reconhecimento do valor da actividade física para a comunidade e também o facto do professor trabalhar em regime do voluntariado. Como resultado deste apoio, as aulas continuam a ser muito acessíveis no preço: a primeira aula é gratuita, e depois os alunos pagam 2€ por cada aula a que assistam. Não há jóia de inscrição, e não há mensalidades. A ligação à ART continua no nome do Grupo, nas relações da amizade com a comunidade de Telheiras, e através de um donativo de 100 euros dado pelo grupo à ART todos os anos.

Natureza, periodicidade e local das aulas
O professor Roger Picken dá as aulas juntamente com a sua mulher Sue Willdig. O material principal são as contradanças escocesas, mas também são incluídas umas danças ceilidh (diz-se QUÊ-li). As contradanças escocesas envolvem figuras dançadas em conjuntos de pares, tipicamente quatro, ao som de reels e jigs (tal como na música irlandesa), e de strathspeys (um lindo ritmo lento, único da Escócia). Esta modalidade conquistou adeptos um bocado por todo o mundo, criando uma comunidade internacional muito dinâmica. As danças ceilidh são divertidas e muito acessíveis, incluindo contradanças simples, valsas e two-steps, às vezes com o mesmo par, às vezes com troca de par. Fazem parte da cultura na Escócia, sendo dançadas em casamentos e não só.
O Grupo conta com cerca de 25 membros activos (mas em cada aula há talvez metade deste número). Já fez muitas apresentações públicas e também organiza ceilidhs e bailes de dança escocesa.

Neste momento há duas aulas por semana, às terças para todos os níveis, incluindo principiantes, e às quintas para alunos intermédios e avançados. Nas aulas regulares para todos os níveis incluindo principiantes, novos participantes são bem-vindos a qualquer altura do ano.

O horário das aulas é o mesmo, 20h – 22h às 3ªs e 5ªs, e o ano lectivo é sensivelmente Outubro-Junho. Fazemos uma pausa de 2 ou 3 semanas no Natal e também geralmente não há aulas nos feriados.
O local das aulas é o “ESPASSUS 3G”, que era o antigo ATL Carnide Centro e agora faz parte do complexo Espassus, pertencente à JF Carnide. O endereço é Rua dos Táxis Palhinhas, 1600-459 Lisboa. O metro mais próximo é Carnide, e fica a 10 minutos a pé do local das aulas. Pode-se chegar mais perto vindo de autocarro; as carreiras que passam perto são 703, 726, 764, 767, 768. Para quem vir de carro, existe um pequeno parque de estacionamento, mas muitas vezes fica cheio.

Biografia do professor das aulas, Roger Picken
Roger Picken nasceu em Leicester, Inglaterra, em 1953, mas passou a sua adolescência nos Países Baixos. Frequentou a universidade em Londres, onde conheceu a Sue. Em 1982 casaram e mudaram para Berlim Oeste, mas 5 anos depois decidiram fixar-se em Portugal. Ironicamente, foi em Portugal que começaram a aprender a dança escocesa (com o Grupo de Carcavelos, ainda existente!). O Roger habilitou-se como professor da modalidade em 2006 em St. Andrews, Escócia. Quando não está a prosseguir a sua paixão pela dança (escocesas, europeias, a lindy hop, line dance….) pode ser encontrado no Instituto Superior Técnico em Lisboa, onde ensina e se diverte com a Matemática.

 

Contactos:

Roger Picken (professor) ou Sue Willdig.
Email para assuntos gerais, incluindo as aulas regulares: suerog@mail.telepac.pt
Telefones:
TM Sue (+351) 925 221 843
TM Roger (+351) 925 014 164
Website
Facebook 
Groupspaces 

 

 

%d bloggers like this: