Curso de Introdução à Permacultura em Telheiras

Pode-se dizer que o Curso de Introdução à Permacultura foi de grande sucesso. Com mais de 25 participantes das mais diversas faixas etárias aprendeu-se sobre as mais diversas áreas: conceitos gerais de sustentabilidade, bioconstrução, economias alternativas, padrões naturais entre outros. Durante o curso notou-se uma grande coesão entre o grupo com o objectivo de criar sinergias e a necessidade individual de cada um em agir transformou-se num espírito de trabalho de equipa e criatividade.

O famoso Quadradinho Verde, também conhecido como quarteirão das escolas foi ‘alvo’ da imaginação e sonhos dos participantes. Ideias simples com grande impacto comunitário: utilização de um espaço baldio para embelezar e tornar mais verde o bairro; hortas pedagógicas e lúdicas; exposição de sensibilização; criação de um sistema para utilização da água da chuva proveniente das coberturas das escolas; aproveitamento do espaço sob a Rua
Hermano Neves para a criação de um anfiteatro “semi-natural”, com um grande componente verde na sua pendente mais vertical. A ideia mais arrojada terá sido a utilização subterrânea para uma sala comunitária multi-usos, em que o acesso seria feito pela Rua José Escada e a cobertura, para além de não ser alterado o aspecto, seria um exemplo de cobertura verde! Curioso analisar como sem conhecer o projecto de Ribeiro Teles, as ideias que surgiram foram semelhantes.

%d bloggers like this: