Rede Social de Lisboa

No passado dia 3 de Março a ART participou mais uma vez no Plenário da Comissão Social de Freguesia do Lumiar. Esta entidade agrega mais de 40 outras existentes na Freguesia e por sua vez integra-se num fórum muito mais vasto que é a Rede Social de Lisboa.

A Rede Social pretende fomentar a tomada de consciência colectiva dos problemas sociais e contribuir para soluções. A diversidade e dispersão de apoios possíveis e também de necessidades, faz com que seja muito difícil aos prováveis utentes encontrar respostas e, por sua vez, às entidades encontrarem quem delas mais precisa.

Para melhor operacionalidade, a cidade de Lisboa está dividida em 4 zonas, que agregam o total das freguesias. Lumiar pertence ao núcleo Norte, juntamente com Charneca, Ameixoeira, Carnide, São Domingos de Benfica e Benfica.

Do Plenário referido saíram 3 grupos de trabalho subordinados aos temas “idosos”, “educação” e  “toxicodependência” na esperança de desenvolver acções concretas. O representante da ART decidiu aderir ao primeiro dos grupos que já começou as actividades.

Tendo em conta que o repovoamento de Telheiras teve início no fim dos anos 70, chegou o momento em que muitos residentes estão a entrar na idade da aposentação e numa nova fase da vida. A ART, associada a outros parceiros institucionais, pretende estar atenta a esta nova realidade, em cumprimento dos seus princípios e Programa 2010-2012.

Saiba mais em: http://www.redesocial-lisboa.pt/

%d bloggers like this: