CantART

O nome do GRUPO DE CANTARES deriva do nome da Quinta de S. Vicente de Telheiras e é uma evocação da actividade agrícola predominante em Telheiras até aos anos 70 do século passado, só extinta pelas expropriações feitas pela EPUL, incluindo a Aldeia de Telheiras (Velha) hoje recuperada. O Agrupamento Escolar de Telheiras está sob a mesma evocação. S. Vicente que é, como se sabe, o mais antigo padroeiro de Lisboa.

O Grupo nasceu em Outubro de 2016 do gosto de “cantar à alentejana” de alguns moradores e amigos de Telheiras e de outros Bairros e Freguesias adjacentes, reunindo-se para conhecer as potencialidades dos cantadores, auto ensaiar-se e aprofundar os conhecimento do Cante. O Grupo tem e-mail próprio, uma página aberta e um grupo fechado no Facebook para divulgação de vídeos, eventos de Cante, textos e comentários.

O Grupo continua a admitir Cantadoras e Cantadores que gostem de cantar à Alentejana, mesmo não sendo naturais do Alentejo, mediante entrevista prévia. Inscrições exclusivas para sócios da ART.
Inscrições no GRUPO pelo telefone 966349677. Quotização Mensal de 15€. Ensaiam semanalmente às quintas-feiras das 18.30 às 20.30.O Grupo é constituído neste momento por cerca de vinte pessoas com média de idades rondando os 60 anos, igual número de homens e senhoras, alguns activos mas predomínio de reformados.
1/3 de Cantadores são de Telheiras/Lumiar e 2/3 de Freguesias limítrofes Carnide, Benfica e Loures, convidados por amigos de Telheiras. 1/3 têm ligações ao Alentejo e 2/3 não têm.

Existem neste momento elementos ligados ao Vimieiro, Cabeça Gorda, Castro Verde, Serpa, Almodôvar e Reguengos de Monsaraz.

A primeira apresentação pública à Comunidade correspondeu ao convite da Junta de Freguesia do Lumiar para a Feira de Natal de Telheiras 2016, no feriado de 8 de Dezembro, no Lagar da Quinta de S. Vicente. A segunda actuação foi a convite da Direcção da ART na Festa de Natal das Actividades no dia 13 de Dezembro às 21.30 no Foyer do Auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro – Telheiras, cantando o Grupo três Modas: O Meu Chapéu, Serpa de Guadalupe e Vamos lá Saindo.

 

Começámos a ensaiar sob orientação do Ensaiador Rui Vaz em Fevereiro de 2017, com três novas peças: Cartinha de Amores, Ora vai-te que te não quero, Fui colher uma Romã. Em 14 de Maio de 2017 fizemos a nossa 3ª Actuação no Encontro de Coros “Telheiras com Voz” no Lagar de Telheiras, cantando cinco peças do nosso reportório.

 

São actualmente Coordenadores do Grupo de Cantares Fortunato Balão de Sousa e Ana Carreiro Salta.

 

Anúncios
%d bloggers like this: