Militares e política, o 25 de Abril

É já quarta-feira que vai ter lugar, pelas 21h30, nas instalações da ART (ver mapa aqui) o lançamento do livro “Militares e política, o 25 de Abril” de Luísa Tiago Oliveira et al.

MILITARES E POLITICA telheiras

A Coordenadora
Luísa Tiago de Oliveira
Doutorada em História pelo ISCTE-IUL, em 2000. Professora no Departamento de História do ISCTE-IUL. Investigadora do Centro de Estudos de História Contemporânea do ISCTE-IUL. Pesquisa em curso: “A Marinha na Transição para a Democracia: acção e memória”. Publicações mais relevantes: Estudantes e Povo na Revolução. O Serviço Cívico Estudantil, 1974-1977, Oeiras, Celta Editora, 2004; “Schools ‘without walls’ during the portuguese revolution”, in Portuguese Journal of Social Science, vol. 4, nº 3, 2005; Nascido para Inovar. 35 Anos ISCTE (com Jorge Freitas Branco e Carlos Oliveira Santos), Lisboa, ISCTE, 2007; “A ocupação da sede da PIDE/DGS em 1974″ (com Isabel Gorjão Santos), in Ler História, nº 57, 2009; “A História Oral em Portugal”, in Sociologia. Problemas e Práticas, nº 63, 2010; “O ativismo estudantil no IST (1945-80)”, in Visões do Técnico, no Centenário 1911-2011, editado por Jorge Freitas Branco, Lisboa, ISCTE-IUL, 2013, disponível em http://hdl.handle.net/10071/4497.
O Livro:
Assinalando o 40.º aniversário da Revolução portuguesa, que, segundo Samuel Huntington, abriu uma nova vaga revolucionária mundial, publica-se o livro Militares e Política: O 25 de Abril.
O livro estrutura-se em duas partes, antecedidas por uma abertura testemunhal e literária de Carlos de Almada Contreiras.
A primeira parte debruça-se sobre os três ramos militares e a mudança política, tendo capítulos de Aniceto Afonso, Pedro Lauret e Luís Alves de Fraga.
A segunda parte versa sobre o fim da PIDE/DGS e a libertação dos presos políticos em Portugal e nas colónias, sendo composta por capítulos de Luísa Tiago de Oliveira e Ana Mouta Faria.
Pretende-se contribuir para uma visão plural dos problemas, fazendo dialogar investigações provenientes de perspectivas diversas e permitindo o avanço do conhecimento e o reforço da cidadania.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: