Concerto EFRÉN LOPEZ no Teatro Dom Luiz Filipe

Concerto EFRÉN LOPEZ no Teatro Dom Luiz Filipe

EFRÉN LOPEZ e MIRIAM ENCINAS
convidados: Francisco Cabral e Baltazar Molina

Músicas do Afeganistão, Irão, Médio-Oriente, Turquia, Grécia e India

SEXTA, 18 OUTUBRO – 22H00

TEATRO D LUIZ FILIPE
Largo da Luz, nº 2 (Carnide)
LISBOA

BILHETEIRA: 8 Balls
(c/ oferta de 1 bebida)

Org: Tradballs + Baltazar Molina

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Neste concerto EFRÉN LOPEZ, MIRIAM ENCINAS e convidados, tocarão repertório de vários paíse e culturas, em que a música é expressa maioritariamente de forma modal.
O conceito de música modal é comum a inúmeras formas musicais, distribuídas por vários pontos geográficos e suas culturas, e largamente confundido com a noção de música tradicional de várias regiões, culturas e etnias.

Na realidade, trata-se de um sistema que abre as portas à criatividade na composição e interpretação musicais, criando um leque virtualmente infinito de possibilidades e conjugações de discursos, tendo como intuito último, aperfeiçoar as capacidades expressivas do músico/compositor.

Como exemplo de algumas tradições modais vivas, podemos referir a Raga – commumente utilizado na India e Afeganistão; Makam – utilizado em vários países árabes e Turquia; Dastgah – sistema utilizado no Irão; entre outras.

Neste serão, a proposta é viajar por terras longínquas, ao som de vários instrumentos tradicionais do Afeganistão, Turquia, India e Médio-Oriente.

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
ÉFREN LOPEZ

Multi-instrumentista de um virtuosismo incrível e reconhecido compositor, Efrén López é um músico que traduz bem o equilíbrio entre a técnica e toda a história de um instrumento, com uma modernidade – futurismo até! – inevitáveis a um contínuo desenvolver e inovar das mais variadas tradições musicais.

Com uma vasta e ecléctica formação – guitarra eléctrica e harmonia moderna; teoria da música do Norte da India; sitar; baglama; rabab, ud (árabe e turco); cant d’estil; teoria da música clássica Otomana; sanfona; Kopuz e guitarra clássica sem trastes; e a lista poderia continuar…; Efrén reúne na sua musicalidade um manancial infindo de influências das mais distintas tradições e estilos musicais.

Mais conhecido pelo seu percurso no grupo L’Ham de Foc, onde foi membro fundador, compositor, produtor e intérprete, Efrén tem porém um vasto historial discográfico e de participações em inúmeros projectos, dos mais variados géneros e pontos geográficos. De salientar: Aman Aman, Capella de Ministrers, Al-Andaluz Project, Ross Daly & Labyrinth Modal Ensemble, etc.
Embora tendo já actuado por diversas vezes em Portugal, esta é a primeira vez que lecciona um seminário de composição modal no nosso país.

Actualmente Efrén López toca com: Evo; Pétrakis/López/Chemirani; Oni Wytars & Ensemble Unicorn; Ross Daly & Labyrinth Modal Ensemble; Yeden; Murat Aydemir Project; Goksel Baktagir; Via Artis Konsort; Los Caminos de Serkeci.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: