Clube Phoenix – Viagem às Caldas da Rainha

No âmbito da programação do Clube Phoenix da ART realizou-se no passado dia 23 de Outubro uma actividade que teve como enfoque principal o Hospital Termal das Caldas da Rainha.

Beneficiando do transporte cedido pela Junta de Freguesia do Lumiar, o grupo de cerca de 40 pessoas foi recebido pela Drª. Tania que nos acolheu calorosamente e nos conduziu através dos locais que narram a história “do mais antigo Hospital Termal do mundo” fundado em 1485 pelaRainha Dª. Leonor, que também deu nome à cidade: Caldas da Rainha.

Prosseguimos pela Igreja do Pópulo, monumento coevo da fundação do Hospital e maravilhámo-nos com as suas obras de arte.

No que resta do antigo Paço Real, obra de D. João V, que também nestas águas procurou alíviopara os seus males, visitámos o Museu que alberga excelentes peças que evocam as etapas doHospital e seus mentores.

Foi na capela de S. Sebastião que finalizámos a visita, deixando-nos com a ideia de que somos detentores de um património que é preciso conhecer, divulgar e preservar.

Antes de regressarmos ao autocarro, tivemos algum tempo livre para desfrutarmos o colorido e animação da Praça da República, que todas as manhãs envolve os nossos sentidos com a ofertados produtos agrícolas da região.

Chegada a hora do almoço, dirigimo-nos a um restaurante da região onde a gastronomia foi devidamente comemorada, pela qualidade e pela excelência do serviço e também pelo convívioem que os laços de vizinhança se fortalecem.

Pela proximidade, fomos seguidamente até à Foz do Arelho, sentir o mar, a sua força, a beleza do sítio.

Finalmente, pela curiosidade da obra, fomos conhecer a Quinta dos Loridos, a que o dono chama Jardim da Paz ou Buda Éden.

Pelo volume das peças, pelo seu número e disposição, alterou significativamente o lugar. Não deixa de surpreender e tornou-se uma atracção. Mas estava um glorioso dia de Outono. O sol, a caminho do horizonte, doirava o ar, enchia de poesia e encanto aquele final de dia.

E foi assim que regressámos a Telheiras, com um sentimento de plenitude, de partilha, de vontade de continuar.

Até à próxima, Telheirenses e amigos

Natália Marques

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: